O incrível Randi

Randall James Hamilton Zwinge, conhecido como James Randi, nasceu em 1928 no Canadá, tendo-se naturalizado Americano. O seu percurso de vida foi e continua a ser, extraordinário, um exemplo de como a racionalidade pode de facto ser apreciada e valorizada.

Foi ilusionista, até aos 60 anos, actuando por todo o Mundo, mas em especial na América onde reuniu fãs e entusiastas devido à sua forma, bem pensada, de iludir os mais atentos. Realizou fugas de vários cofres e caixões, bem ao estilo de Houdini. Criou até um nome próprio, The Amazing Randi, para poder fazer jus aos truques de magia que proporcionava aos espectadores e tinha até uma presença assídua em programas de rádio e televisão Americanos tais como Long John Nebel, Wonderama e muitos, muitos mais1. Mais tarde, tornou-se um adepto aguerrido da racionalidade e ciência talvez devido à onda crescente de pseudociência e acontecimentos paranormais que invadiam os EUA nessa altura. Foi o co-fundador do Committee for Skeptical Inquiry2 (CSI), originalmente Committee for the Scientific Investigation of Claims of the Paranormal (CSICOP) com nomes como Paul Kurtz, B.F. Skinner, Philip J. Klass, Isaac Asimov e Carl Sagan! Tornou-se “investigador” dedicado a desmistificar quaisquer mitos e teorias da pseudociência, desde homeopatia, médiuns, psíquicos/videntes e todos os diferentes tipos de charlatães.

Talvez uma das suas aparições mais famosas seja a que em directo, no programa televisivo The Tonight Show Starring Johnny Carson em 1973 onde destruiu completamente o psíquico Uri Geller3 para deleite de qualquer adepto da ciência e verdade. Paradoxalmente, este feito teve o resultado oposto, tornando ainda mais famoso Uri e comprovando mais uma vez a frase: “É mais fácil enganar uma pessoa que convencê-la que foi enganada”. Era necessário mais trabalho e Randi não desistiu, continuou a desmitificar tudo e todos, numa corrida pela verdade e como dito pelo próprio, retirar poder a todas as pessoas que se aproveitam do sofrimento e debilidade psicológica das pessoas, e claro está das suas carteiras.

Fundou em 1996 a James Randi Educational Foundation4 (JREF) e com ela oferecia um cheque pessoal no valor de $1.000 a qualquer um que disse-se possuir poder sobrenaturais ou qualquer outra habilidade paranormal e que se sujeitasse a testes, acordados entre ambos, de modo a que se pudesse confirmar a sua habilidade. O prémio foi crescendo ao longo dos anos e atingiu o valor de 1 milhão de doláres!

Este prémio, One Million Dollar Paranormal Challenge continuou a ser disponibilizado sem que ninguém conseguisse sequer passar a primeira fase de testes. Surpreendente não?

O que mais impressiona neste senhor é a sua vitalidade, clareza de raciocínio e humor contundente que faz as delícias de qualquer amante da ciência.

Não acreditam? Vejam o documentário “An Honest Liar” de 2014, e comprovem por vós próprios…

 

Referências:

[1] – https://en.wikipedia.org/ wiki/James_Randi#Television_and_fi lm

[2] – https://www.csicop.org/

[3] – http://www.urigeller.com/

[4] – https://web.randi.org/

 

Rui Carvalho

Leave a comment