História

O RNA mensageiro é um projeto dos estudantes de Bioquímica que tem a ambição de ser um meio de transmissão de informação, um palco para as criações escritas dos Bioquímicos de Coimbra.

O RNA mensageiro nasceu em 1998 como um jornal de biociências impresso em papel. Já em 2000, a opção do RNA mensageiro ter um formato em papel tornou-se difícil de concretizar devido sobretudo a dificuldades financeiras, surgindo então a edição online. Até aqui tudo corria bem. No entanto, a força que este projecto tinha no seu início deu lugar à inércia, tendo inclusive existido um período de ausência total do RNA mensageiro. É então que chegamos a 2005 e renasce o projecto RNA mensageiro desta vez no formato de revista. Neste formato surgiram já 9 edições que tiveram um grande impacto na comunidade Bioquímica coimbrã. As últimas edições têm mesmo viajado para fora de Coimbra, sendo dadas a conhecer a outros Bioquímicos de Portugal e do mundo.

Nos últimos anos a revista passou novamente por um período de dificuldades económicas e humanísticas, mas o RNA mensageiro recusa-se a morrer. A 11ª edição desta revista está disponível desde Maio de 2016 e a propagar-se, atravessando fronteiras terrestres e oceanos. Aliás, este site surge precisamente para facilitar essa propagação até novos e mais variados leitores.

Agora precisamos da força anímica e de ti! Junta-te a nós e vem dar um pouco de ti a um projecto que teima em reinventar-se e persistir, tal não é a necessidade da sua existência. Não precisas de ser nenhum Camões ou um Pessoa, só precisas de vontade e de 5 minutos para começar a escrever… o resto vem por acrescento.

Além de artigos de destaque, esta revista tem também secções de informação, cultural, de opinião e ainda uma outra de humor na qual os estudantes podem criar livremente, dar a conhecer notícias e personalidades que consideram merecedoras de destaque, desenvolver um papel crítico na sociedade, divertir e divertir-se.

Se quiseres participar neste projecto contacta-nos para mrna.uc@gmail.com ou pergunta aos teus colegas mais velhos, que eles dão-te as indicações necessárias!

Leave a comment